sexta-feira, 26 de agosto de 2016

5 CURIOSIDADES SOBRE A MONGÓLIA

Ger casa tipica mongol.
Foto:g adventures
  
     A Mongólia é um país de histórias curiosas, bizarras e pouco conhecidas pela maioria dos estrangeiro. Então que tal conhecer um pouco mais sobre esse território? Veja a seguir 5 curiosidades sobre a Mongólia.

1- A Imbecilidade Mongol

     Mongol foi o termo inicial para denominar pessoas com Síndrome de Down. Em 1860 John Down percebeu um semelhança entre a estrutura do crânio de pessoas com Down e do povo mongol. A doença que ate então não tinha nome foi denominada de "Imbecilidade Mongoloide". Em 1965 ,após se tornar membro das Nações Unidas, a Mongólia juntou-se à Organização Mundial de Saúde e pediu a mudança do nome da Síndrome que, a partir disso, passou a ser conhecida oficialmente como Síndrome de Down. Porem ate hoje o termo "mongol" é utilizado de forma preconceituosa com o significado de imbecilidade.

Homem mongol e criança com Síndrome de Down.
Foto: revista frontal

2- Armas Biológicas 

     Durante o cerco de Caffa vários guerreiros mongóis, liderados por um dos sucessores de Genghis Khan, morreram infectados pela peste negra. Desesperados com o déficit no exercito os mongóis decidem fugir mas, não sem antes catapultar o corpo de seus mortos para dentro da cidade, com o intuito de infectar seus inimigos. Acredita-se que essa foi a primeira utilização de armas biológicas em ma guerra.

Um dos tratamentos para a peste era retirar o sangue do infectado.
Foto: história ilustrada

3-Todo Trabalhado Na Seda

     O exercito mongol se utilizava de  diversos artifícios para permanecerem invictos nas batalhas. Um dos  mais importantes era uma roupa de seda que utilizavam por baixo de uma proteção de couro. As flechas inimigas que conseguiam adentrar o couro se enrolavam na seda que não deixava o guerreiro ser atingido gravemente.

A seda utilizada pelos mongóis é geralmente representada em vermelho.
Foto: cena do filme "Mongol"

4- Somos Todos Mongóis     

     Tanto Genghis Khan quanto seus descendentes foram bastante férteis, segundo relatos apenas seu filho mais velho teve 40 filhos reconhecidos. Além disso, uma parte mais sombria da história diz que os mongóis estupravam as mulheres dos inimigos derrotados e Genghis Khan sempre tinha o maior numero de mulheres. O Grande Khan tem cerca de 32 milhões de descendentes vivos.
Jovem mongol.
Foto: Bol

5- Churrasco de Genghis Khan

     Genghis Khan é uma comida tipica japonesa nomeada em homenagem ao Grande Khan que unificou  a Mongólia. O prato é um assado de carne de cordeiro com legumes, verduras e um molho à base de alho, shoyo e gengibre. A panela na qual o assado é feito tem um formato parecido com o dos capacetes dos soldados mongóis, nos quais eles curiosamente cozinhavam carne nas campanhas.

Genghis Khan preparado em panela tradicional.
 Foto: destemperados


Fica a Dica

    Aposto que após todas essas novidades sobre a Mongólia sua curiosidade foi aguçada. Então pra não te deixar chateado o "Fica a Dica" dessa semana tem um documentário maravilhoso "Viajando aos Extremos - Mongólia: das Montanhas às estepes" com diversas outras curiosidades sobre a cultura e as tradições Mongóis.

Foto: Ezotrips

Evelyn Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário