domingo, 28 de agosto de 2016

Machismo no Islã


Hey galera! Hoje vamos falar do quanto o machismo influencia no islamismo ao todo. Há quem diga que tratar o islamismo como uma religião machista é apenas uma contorção da mídia, porém essas mesmas pessoas defendem que lutar por igualdade de gênero é desonrar a mulher virtuosa.
http://edsonclaudia.blogspot.com.br/2013/05/como-as-mulheres-sao-tratadas-no.html
O Alcorão (o Livro Sagrado Islâmico) apresenta trechos que englobam homens e mulheres como iguais: ''A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações.'' (Alcorão Sagrado 16:97)

''Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado. '' (Alcorão Sagrado 49:13)

No Islamismo adultério é considerado um crime gravíssimo, tendo assim pena de apedrejamento para quem o cometes, portanto esta lei em tese é para homens e mulheres, mas na realidade quando uma mulher trai é adultera, porém quando é traída é acusada de não ser uma boa esposa para seu marido.

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/qual-a-posicao-do-brasil-sobre-estados-islamicos-que-escravizam-mulheres-mundo-afora/?cHash=f4e2113bd991db2aea3ac5f7d28fe1c6


O uso da burca e do véu é obrigatório para evitar assédios masculinos e para confirmar que aquela é uma mulher que segue a Allah e respeita os costumes.
http://ethosproject.blogspot.com.br/2012/01/mulher-no-isla.html

O feminismo islâmico é uma vertente que surgiu recentemente e vêm crescendo, essas mulheres usam como argumento o Alcorão Sagrado e até mesmo discursos feministas ocidentais. Essas revolucionárias querem, assim como as feministas ocidentais, igualdade de gênero, justiça social e mais direitos para mulheres.

 Alunos: Layla Campos, Evellyn Garcia, Gabriel Turíbio, Mayara Victória, Carolina Naomi, Rafaela Santos e Leonardo Matildes


Um comentário:

  1. Se queremos evitar assédios não devemos impedir as mulheres de se vestirem como quiserem, e sim devemos ensinar os homens a não assediar as mulheres.

    ResponderExcluir